segunda-feira, 23 de julho de 2012

O mensalão e a mídia [vídeo]

Há alguns anos atrás, mais precisamente quando das campanhas eleitorais para presidente da República, proliferaram textos apócrifos na Internet com temas baseados nas capas da revista Veja. Tanto adversários do Governo, quanto simpatizantes dos partidos oposicionistas usaram desse artifício para manisfestarem opinião. Ou a favor, ou contra esse ou aquele candidato. Atitude normal até certo ponto, posto que a Grande Rede além de tudo é um espaço essencialmente democrático.
Porém, os internautas mais bem informados, logo perceberiam que tudo não passava de um instrumento de campanha, com o intuito de manipular a opinião das pessoas. No exato momento em que os candidatos estavam em plena campanha política, visando conquistar o cargo máximo da administração pública do país.

Entretanto, esses textos continuariam a poluir os meios eletrônicos com menos intensidade, mesmo depois do resultado do pleito como se fossem uma espécie de verdade incontestável.

Pois bem. Um dos temas mais explorados pela revista Veja, foi o chamado "mensalão". Que a própria mídia de um modo geral tratou como "o maior escândalo de corrupção do país". Uma clara evidência de super dimensionamento desse escândalo por motivos obscuros. O que não se verificou em outros escândalos que ocorreram antes e depois deste, com a mesma ênfase. Basta relembrar "mensalões" que não tiveram tanta repercussão, como o "mensalão de Brasília" do ex-governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, por exemplo. Que revelou um esquema de corrupção talvez bem maior do que no dito "mensalão". Coincidentemente, este caso será levado ao julgamento final pelo Supremo Tribunal Federal (STF) nos próximos dias, com o mesmo número de denunciados. O julgamento do "mensalão" está marcado para o dia 2 de Agosto próximo, onde se espera que os culpados sejam devidamente punidos. Aliás, nos dois processos como determina a Lei. 

Bom lembrar, outro escândalo bem "cabeludo" é objeto de investigação através de tenebrosa CPI em curso no Congresso Nacional. E também poderá terminar no Supremo. Como nos outros escândalos, há indícios do envolvimento conjunto entre poder público e o poder privado. Na mídia, ganhou a denominação de CPI do Cachoeira. Que tem como principal envolvido, o "empresário" Carlos Augusto de Almeida Ramos, mais conhecido como Carlinhos Cachoeira, e seu fiel escudeiro no Congresso, o senador cassado Demóstenes Torres.

Confira o interessante vídeo abaixo, onde é demonstrado o comportamento da mídia ou mais  precisamente da revista Veja, em relação ao chamado "mensalão", deste o começo. Atenção, que os personagens que pautam as matérias atuais da revista, são as mesmas de anos atrás. Quando surgiu o primeiro vídeo que comprovou o recebimento de propina por um funcionário dos Correios, a mando do deputado Roberto Jefferson, delator do esquema e um dos acusados no processo do "mensalão" (clique aqui para ler suas alegações finais apresentadas ao STF). Todo o escândalo começaria por aí. (Leia aqui o relatório final do Supremo Tribunal Federal, sobre o processo do "mensalão")           

Tire suas próprias conclusões, independentemente de qual seja sua opção politico-partidária.





Imagem: Educom
RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger