sábado, 27 de julho de 2019

Os indícios de crime de Luiz Fux e Deltan Dallagnol, por Luis Nassif

Por Luis Nassif, no GGN - As últimas revelações do dossiê Intercept, sobre as palestras de Deltan Dallagnol e Luiz Fux para uma plateia fechada da correora XP, traz os primeiros indícios concretos de cometimento de crime. A palestra foi intermediada pela esposa do procurador que conduzia todo o trabalho na Procuradoria Geral da República Eduardo Pelela, como o braço direito do PGR Rodrigo Janot.
Foi um encontro fechado com bancos estrangeiros com interesses diretos nas eleições. Eles buscavam informações principalmente sobre as eleições. E as informações privilegiadas  - porque em ambiente fechado - lhes dariam vantagens sobre os demais integrantes do mercado. Esse tipo de vazamento é considerado "insider information" no mercado de capitais e tratado como crime. Quando o insider é um servidor público, que recebe por isso, há agravantes para o crime.

Por exemplo, saber quais ações estavam sendo preparadas para impedir a candidatura de Lula permitiria aos mais bem informados lucros expressivos, já que privatizações, grandes negócios com pré-sal e ativos da Petrobras, Eletrobras, dependiam da derrota de Lula nas eleições. 

Mas há agravantes mais graves ainda.

Fux presidia o Tribunal Superior Eleitoral (TSE); Deltan Dallagnnol é o coordenador da Lava Jato. Portanto, ambos estavam em condições de interferir diretamente no destino de Lula e, por consequência, nas perspectivas de lucros do seleto público. 

Entra-se, então, em um território mais espinhoso ainda, que permite levantar suspeitas mais graves.

Fux interferiu diretamente no jogo político, com um habeas corpus extravagante que impediu a libertação provisória de Lula. Também proibiu entrevistas para a imprensa antes das eleições.

Deltan atuou todos os momentos para buscar a condenação de Lula, sendo comandado por Sérgio Moro. E ambos eram regiamente remunerados por bancos com interesse direto no impedimento de Lula. 

Em um  país civilizado, ambos seriam imediatamente denunciados e responderiam a processos. 

Imagem: reprodução

RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger