Bolsonaro veta perdão a Igrejas, mas incentiva derrubada do veto

Na noite da última sexta-feira, 11, o presidente Jair Bolsonaro decidiu vetar o trecho do projeto do deputado federal David Soares (DEM-SP), que estabelece o perdão de R$ 1 bilhão em dívidas das Igrejas com a Receita Federal. Porém, o chefe do Executivo estimulou a derrubada do próprio veto pelo Congresso Nacional e para não perder o apoio da bancada evangélica, enviará uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC).

"Confesso. Caso fosse deputado ou senador, por ocasião da análise do veto que deve ocorrer até outubro, votaria pela derrubada do mesmo. No mais, via PEC a ser apresentada nessa semana, manifestaremos uma possível solução para estabelecer o alcance adequado para a imunidade das igrejas nas questões tributárias."
De acordo com a reportagem da Folha, Bolsonaro se reuniu com os líderes religiosos na última quarta-feira, 9, para comunicar que a sanção do perdão das dívidas poderia ser questionado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e poderia ocasionar um pedido de impeachment.
Redação O cafezinho
Imagem: reprodução
["Ao decidir vetar uma parte do perdão das dívidas tributárias de igrejas e templos religiosos, previsto no projeto de lei aprovado no Congresso no mês passado, Bolsonaro explicou nas redes sociais, que a medida era necessária para evitar que respondesse a um processo de impeachment por crime de responsabilidade fiscal. (...) Por ser a favor da não tributação de templos e contra "as absurdas multas às igrejas", o presidente sugeriu que os deputados e senadores derrubem o veto. Segundo Bolsonaro, isso permitiria a sanção do projeto original sem nenhum tipo de implicação para ele".]
***

Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.
0 comments:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.