terça-feira, 22 de setembro de 2020

Justiça manda Twitter apagar postagem mentirosa de Jair Bolsonaro

www.seuguara.com.br/Twitter/Jair Bolsonaro/mentira/
O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro determinou nesta segunda-feira (21) que o Twitter apague uma postagem do presidente Jair Bolsonaro, que viola direitos autorais e dissemina fake news. A sentença da juíza Maria Cristina de Brito Lima, da 4ª Vara Empresarial, estabelece o prazo de 24 horas para a rede social remover a publicação.
www.seuguara.com.br/Twitter/Jair Bolsonaro/mentira/

Na postagem, feita em julho de 2019, Bolsonaro cita, sem autorização, um trecho do premiado documentário da cineasta Maria Augusta Ramos, que narra os bastidores do golpe que levaram ao impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff em 2016. Em depoimento, Maria Augusta Ramos alegou também que o presidente fez afirmações falsas sobre ela. 


A juíza Maria Cristina de Brito Lima, proíbe ainda que o presidente use qualquer trecho de qualquer filme da diretora sob pena de multa no valor de R$ 10 mil por dia. O trecho de "2 minutos e 9 segundos" citado por Bolsonaro mostra uma discussão entre políticos afiliados ao PT - Partido dos Trabalhadores, falando sobre a relação de seus governos com a mídia e o público.


"Esse vídeo não vazou por acaso. Nele nunca se viu tantas pessoas do mal, inimigas da democracia e liberdade, juntas. É O JOGO DO PODER. A vitimização do PT é uma das últimas cartas do Foro de São Paulo em Caracas/Venezuela (24 a 28/julho)", escreveu Bolsonaro à época junto com a publicação do vídeo.


Acontece que o vídeo não "vazou", como afirmou o presidente. As imagens fazem parte do documentário que já havia estreado mais de um ano antes e simplesmente forma utilizadas por Bolsonaro sem autorização. Além disso, o trecho veiculado não se dá em uma reunião do Foro de São Paulo na Venezuela, mas se trata, na verdade, de uma reunião da bancada dos Deputados, em Brasília. Conforme informa o jornalista e repórter Ivan Longo, em matéria publicada na Revista Fórum.


"A forma foi dando um significado mentiroso àquele trecho! Exatamente porque todo o filme, o documentário, só o que faz é retratar, refletir, e certamente denunciar um processo inconstitucional (impeachment de Dilma) que gerou tudo isso que estamos vendo, essa realidade absolutamente sombria que estamos vivendo, da qual ele faz parte", disse à época a cineasta.


O Planalto informou que não vai se pronunciar sobre a decisão judicial. O Twitter disse que não comenta casos em andamento. 


Fonte: Fórum/G1

Imagem: reprodução/Twitter

  

RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger