quinta-feira, 13 de janeiro de 2022

Twitter bloqueia conta do empresário bolsonarista Luciano Hang, dono da rede de lojas Havan

Do Extra: O Twitter bloqueou, nesta quarta-feira, o perfil do empresário bolsonarista Luciano Hang na rede social. Com isso, ele não pode fazer novas publicações e também não é possível acessar seus posts antigos. Questionada pelo Globo, a plataforma afirmou que "bloqueou a referida conta (@LucianoHangBr) uma vez que a ordem judicial que requer seu bloqueio na plataforma segue em vigor", mas não deu detalhes sobre a medida da Justiça.
www.seuguara.com.br/Luciano Hang/Havan/Twitter/conta bloqueada/

Quando acessada, a página do empresário bolsonarista exibe um aviso de "conta retida". Isso significa, pela política da rede social, que "o Twitter foi obrigado a reter toda a conta especificada em resposta a uma exigência legal válida, como uma ordem judicial". No Facebook e Instagram, ambos do grupo Meta, e no YouTube, os perfis de Hang seguem ativos.

www.seuguara.com.br/Luciano Hang/Havan/Twitter/conta retida/
Luciano Hang foi um dos investigado na CPI da Covid, no ano passado, em diferentes linhas de apuração. Entre elas, a suposta participação do empresário no chamado gabinete paralelo e no financiamento de propagandas de medicamentos sem eficácia comprovada contra a doença. Apoiador de Bolsonaro, Hang foi um dos defensores do chamado "tratamento precoce", ineficaz no combate ao coronavírus.

A medida do Twitter é a segunda aplicada a apoiadores do presidente Jair Bolsonaro nesta semana. Na noite de segunda-feira, a rede social removeu 11 publicações do pastor Silas Malafaia com conteúdo negacionista sobre as vacinas contra a Covid-19. Em uma delas, ele chamou de "infanticídio" a vacinação infantil contra a doença. Além da remoção dos tuítes, a conta do pastor teve as atividades suspensas por 12 horas.

Há diferenças, no entanto, entre as duas punições. No caso de Malafaia, as publicações foram removidas por violação à "política de informações sobre a Covid-19" da plataforma. Já com Hang, a sanção foi motivada por uma ordem judicial que, portanto, não depende das normas específicas da rede social para ser cumprida.

Esta não foi a primeira medida judicial sobre o perfil do empresário. Em 2020, ele foi um dos apoiadores de Bolsonaro que tiveram suas contas suspensas a nível internacional após decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes. A decisão, na ocasião, foi tomada no âmbito do inquérito que investiga a disseminação de fake news nas redes. Além de Hang, também foram punidos, naquele ano, a extremista Sara Giromini, o ex-deputado Roberto Jefferson, o blogueiro bolsonarista Allan dos Santos, entre outros. 

Imagem: reprodução


RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger