sexta-feira, 24 de março de 2023

Lula cometeu um "pecadilho", mas a PF cumpriu seu papel. Por Luis Felipe Miguel

Por Luis Felipe Miguel, no DCM: A Fala de Lula à TV 247 e a ação policial contra o PCC alimentam a gritaria da extrema-direita. O ex-juiz se vitimiza. Mas o caso é sobre abuso de poder judicial, de um lado, e a responsabilidade dos governantes, do outro.

Relembrando o período que passou na cadeia, vítima da perseguição judicial de que Sergio Moro foi artífice, o presidente Lula falou que, na época, expressava que só estaria bem quando "fodesse" o então astro da Lava Jato.

www.seuguara.com.br/Sergio Moro/Lula/
Sergio Moro e Luiz Inácio Lula da Silva (Imagem/reprodução)

Um desabafo compreensível, dadas as circunstâncias. Mas que, nesses últimos dias, tem sido utilizado em muitas narrativas da extrema-direita, que criticam não apenas o linguajar do presidente, mas também o suposto "desejo de vingança" que marcaria sua volta ao poder.


É óbvio quer a indignação de alguém preso injustamente se expressa com veemência - e que não se trata de vingança, mas de justiça. Como escreveu o jornalista Bruno Boghossian, da Folha, "Lula tem o direito de criticar os abusos da Lava Jato, mas deve saber que não é o único no ringue e que alguns golpes são dados abaixo da linha da cintura".

Ao falar tão candidamente sobre seus sentimentos quando estava preso, Lula foi humano - mas (citando novamente Boghossian) deu um "presente ao campo rival".


A situação só piorou graças a uma coincidência: a prisão de integrantes do grupo criminoso Primeiro Comando da Capital, que tinham um plano de ataque a autoridades, entre elas o ex-juiz Sergio Moro. De forma desonesta, como de costume, a extrema-direita tem ligado as duas coisas. Um deputado bolsonarista inventou simplesmente que a fala de Lula era uma espécie de "senha" para o PCC entrar em ação.

E Moro, também de forma previsível, faz uso mesquinho do caso - em vez de ter a atitude digna de agradecer à Polícia Federal ao ao governo pela ação eficaz.


Porque também se trata disso: o poder público agiu de maneira rápida e eficiente, na defesa da integridade física das possíveis vítimas - não importa que uma delas fosse o ex-juiz patife e desafeto do presidente ou que se esperasse que a operação fosse, como de fato está sendo, explorada pela oposição.


Isso é o que se espera de um governo republicano, na acepção correta do termo. Lula bobeou na entrevista, um pecadilho que, em circunstâncias normais não teria maiores consequências. A PF cumpriu seu papel e mostrou uma boa faceta do governo. O resto é marola e fake news.

***


RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

1 Comentário:

PAULO TAMBURRO. disse...

Prostitutas de “COMO ANTES”, nova publicação do nosso blog ‘HUMOR EM TEXTOS’ quer reverenciar a mais antigas das profissões e sem constrangimentos, pudor ou hipócritas valorações éticas ou morais, escancarar a vivência de gerações passadas. Todos avançavam rumo as lascivas e prazeres de mulheres cujo trabalho era muito intenso e profundamente honesto.”COMO ANTES” rasga as cortinas do silencio conveniente e sem constrangimentos trás as histórias de muitas gerações, diferentes das de hoje que, isoladas na pornografia dos vídeos e assistindo aos BBB’S da vida sem odor e muito menos sons e cores que possam ser comparados: “ COMO ANTES”!
Confira e um abração carioca.

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger