sexta-feira, 19 de junho de 2015

Corrupção: nova fase da Operação Lava Jato prende presidentes da Odebrecht e Andrade Gutierrez

Em entrevista coletiva nesta sexta-feira (19), o procurador da República Carlos Fernando dos Santos Lima revelou detalhes da nova fase da Operação Lava Jato, deflagrada no início da manhã. O procurador qualificou o esquema como “sofisticado”, e disse que o Brasil tem “profissionais” da lavagem de dinheiro. Segundo ele, nesta nova fase, onde foram presos pela Polícia Federal os presidentes da CNO (Construtora Norberto Odebrecht) e Andrade Gutierrez e mais sete pessoas, as duas empreiteiras estavam envolvidas em esquema em que havia depósitos de dinheiro do exterior. Dinheiro que tinha a finalidade de pagamento de propinas a funcionários da Petrobras, operadores do esquema, políticos e partidos, afirmou o procurador.

Polícia Federal-Operação Lava jato

Disse também, que as investigações da PF vem sofrendo tentativas de “blindagem” por parte das empresas, mas “a lei deve valer para todos ou não deveria valer para ninguém”, afirmou. "Não importa o tamanho da sua empresa, sua capacidade ou poder econômico. Isso jamais vai ser prerrogativa para não ser investigado", disse o procurador ao iniciar sua fala sobre esta etapa da Lava Jato, que foi batizada de "erga omnes" (válido para todos).

Santos Lima, disse ainda que a Odebrecht e a Andrade Guitierrez estão envolvidas em crimes além da Petrobras. Um dos delegados que conduzem as investigações, Igor Romário de Paula, falou que os indícios constatados pela PF demonstram que os presidentes das duas empreiteiras, Marcelo Odebrecht e Otávio Azevedo, presos hoje, sabiam da formação de cartel e fraude em licitações envolvendo a estatal Petrobras, além de pagamento de propinas. Segundo o delegado, eles tinham “domínio completo” da situação.

Nesta 14ª fase da Operação Lava Jato formam expedidos 12 mandados de prisão. O executivo César Ramos Rocha, da Odebrecht, não foi localizado. Elton Negrão, executivo da Andrade Gutierrez e Paulo Roberto Dalmazzo da Odebrecht, vão se apresentar ainda nesta sexta, segundo a PF. 

Em nota, a Odebrecht afirmou que a empresa colaborou com as investigações. Porém, o delegado Romário de Paula diz que a empreiteira não vinha cooperando e se negava a fornecer documentos para ajudar.       
Segundo a Agência de notícias Reuters, “A Andrade Gutierrez, também em nota, afirmou não ter qualquer relação com os fatos investigados pela Lava Jato e disse estar prestando apoio a seus executivos. A companhia também não disse se seu presidente foi preso.”

Nota do BlogdoGuara - Muita gente já foi presa no âmbito da Operação Lava Jato por suposta participação no esquema de corrupção, que sugou a Petrobras. São ex-diretores da estatal, executivos de grandes construtoras, operadores do esquema que “lavavam a grana” das propinas, e políticos de diversos partidos. Agora, caíram na rede de investigações da Polícia Federal, dois “peixes grandes” e mais alguns de belo porte.

Um fato que vem corroborar com a tese de que a Corrupção no Brasil não é exclusividade do poder público. O grande mal da nação prolifera igualmente no poder privado, com a mesma desenvoltura e insensatez. E muitas vezes é praticada em um conluio perverso, entre os dois poderes. Tampouco tem cor partidária. Não possui, nem a coloração agressiva dos tucanos de alta plumagem representativos da Direita, nem o cintilante vermelho da estrela símbolo dos Petistas, pertencentes à ala da Esquerda brasileira. Esta última, cor de preferência da mídia partidária, patriarcal e corporativa que existe no Brasil, quando quer “carregar nas tintas” ao noticiar seletivamente sobre escândalos políticos. Há quem diga que a corrupção tem cor sim. Ela tem a cor verde, no tom das notas de dólares americanos, também cor da ganância, dizem.

Fontes: Reuters/DCI/R7/Jornal do Brasil
Imagem: reprodução/DCI/créditos: Gisele Pimenta/Estadão

RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger